SUPERMERCADOS FECHAM 2017 COM PIOR CRESCIMENTO DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Por Solution Consultoria- 10/05/2018

O setor supermercadista registrou um crescimento nominal de 3,79% em 2017, o pior resultado dos últimos 5 anos, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Solution consultoria, com supermercados situados no sul de Minas Gerais.

 

A avaliação dos empresários tem sido que o baixo crescimento se deu pela queda nos preços dos alimentos causados pela inflação, que fechou o ano em 2,95%, a menor desde 1998, segundo dados divulgados pelo IBGE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 Fonte: Solution Consultoria

 

Os supermercadistas mineiros fecharam o ano com um crescimento real de 0,84%, já descontado a inflação, percentual inferior ao apurado em nível nacional, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, que fechou 2017 com crescimento nominal de 4,3%, e descontando a inflação em 1,35%.

 

 

 

 

Como o ano apresentou um crescimento baixo no faturamento, os supermercadistas não conseguiram conter o crescimento das despesas no mesmo patamar, fazendo com que estas ocupassem um percentual maior em relação ao faturamento, como ocorreu com os gastos com a folha de pagamento, que subiu de 8,42% para 9,16% sobre o faturamento.

                          Fonte: Solution Consultoria

 

Devido a isso a lucratividade também reduziu, conforme aponta a pesquisa, que em 2016 fechou em 5,48% do faturamento bruto das empresas, caindo para 4,37% em 2017.

 

A pesquisa foi realizada em 7 municípios do sul de Minas Gerais, abrangendo supermercados de médio porte.

 

Fonte: http://www.solutioncontabilidade.com