Reforma Tributária e as Novas Tabelas: CST, Classificação Tributária e Crédito Presumido
.png)
Por Solution Contabilidade – 12/07/2025
A Reforma Tributária do Consumo, já em curso, está ganhando contornos mais práticos com a publicação das notas técnicas que estabelecem a estrutura de dados para os documentos fiscais eletrônicos. Essas mudanças afetam diretamente a emissão de NF-e, NFC-e, CT-e, BP-e, NF3e e NFCom.
Entre os principais pontos, destacam-se as novas regras de validação que passam a fazer referência obrigatória às tabelas de CST (Código de Situação Tributária), Classificação Tributária (cClass) e Crédito Presumido. Essas tabelas são essenciais para definir se determinados campos do XML deverão ser preenchidos ou não, e a partir de agora serão validadas automaticamente pelo ambiente de autorização.
A Secretaria da Fazenda, por meio do portal SVRS, disponibilizou o acesso público às seguintes tabelas:
-
Tabela de CST e cClass:
Clique aqui para acessar
-
Tabela de Crédito Presumido:
Clique aqui para acessar
Essas tabelas indicam de forma visual as combinações permitidas ou vedadas para o preenchimento das informações fiscais, além dos indicadores (flags) que orientam a obrigatoriedade ou não dos grupos de dados.
As informações presentes nas tabelas estão sujeitas a alterações frequentes, tais tabelas estão integradas diretamente ao motor de validação do banco de dados utilizado pela SVRS, o que garante que qualquer modificação nelas será imediatamente refletida tanto nas consultas disponíveis no portal quanto nas validações aplicadas aos documentos fiscais eletrônicosl.
Conheça tambem Calculadora da Reforma:






